quarta-feira, 1 de agosto de 2012

São Leopoldo inicia o evento!


São Caetano do Sul (SP), Betim(MG), São Leopoldo (RS) e Laranjeiras (SE) compartilharam as primeiras experiências no encontro

Quatro municípios de regiões metropolitanas abriram as apresentações do II Seminário de Planos Municipais de Cultura, na quarta-feira, dia 1º de agosto. Pela manhã, as cidades de São Caetano do Sul (SP), Betim (MG), São Leopoldo (RS) e Laranjeiras (SE) compartilharam suas experiências no desenvolvimento dos planos de cultura com gestores, dirigentes e demais representantes dos municípios que integram o Projeto de Assistência Técnica, executado pela Escola de Administração da UFBA, com patrocínio do Ministério da Cultura.



“Todos eles conseguiram seguir a linha que a gente orientou para esse encontro de alinhamento, que era a de mostrar o desenvolvimento do trabalho e o seu contexto, a partir das potencialidades e realidades de cada cidade. Foram apresentações satisfatórias”, avalia o analista técnico Marcelo Cruvinel. Ele lembra que os oito municípios das regiões metropolitanas têm um prazo mais curto para entrega dos seus planos, 30 de setembro de 2012. Já as oito capitais que integram o Projeto devem entregá-los em dezembro deste mesmo ano.

Ana Claudia Gomes, membro do núcleo executivo de Betim, observa que a proposta de realizar o II Seminário fez com que as cidades sistematizassem seus trabalhos, com fins nas apresentações e compartilhamento. “Tem um ditado lá em Minas que diz: carro apertado é que canta. Esse encontro fez com que a gente refletisse, produzisse, procurasse as lacunas e, por fim, realizasse uma sistematização dos processos”, diz. Ana Claudia destaca ainda que o encontro permite um panorama de como cada localidade, em diversas regiões, tem buscado soluções para problemas semelhantes.

Irineu Silva Fontes Junior, Secretário Municipal de Cultura de Laranjeiras, corrobora: “O seminário vem para a gente mostrar o nosso trabalho, mas também ver os resultados de outros municípios e entender como eles estão tratando dos mesmos assuntos de que a gente tem tratado”. O secretário sublinha, contudo, que este segundo encontro serve também para que se percebam mais fortemente as particularidades socioeconômicas e culturais. “É preciso entender isso, para se chegar a diagnósticos e metas. E o apoio técnico da UFBA tem conduzido para importantes resultados”, atribui Irineu.
No segundo turno do primeiro dia de apresentação do seminário, mais duas cidades de regiões metropolitanas devem apresentar o material que faz parte da elaboração de seus planos: Olinda (PE) e Santa Luzia (MG). Também à tarde, completam a lista desse primeiro dia as capitais Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).
Por: http://www.planomunicipaldecultura.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário